Dia Internacional da Síndrome de Down: secretária fala sobre a data e evento que acontece na Câmara Municipal

Redação
3 minutos de leitura

O programa Primeira Página desta quinta-feira (21), recebeu a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Capivari, Luciléia Marchioreto, e sua assessora, Beatriz Munaro, que falaram do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. (Confira a entrevista completa acima).

Inicialmente, Luciléia explicou a origem da data e a alteração genética que existente nas pessoas portadoras da síndrome. “A Síndrome de Down é a ‘tríssomia do cromossomo 21’. Uma pessoa portadora da síndrome tem um cromossomo extra (47), porque no cromossomo 21 está pessoa tem três cromossomos, ao invés de dois. Daí surgiu a data 21/03”. Ela ainda falou sobre a importância da data, que tem como objetivo mostrar os avanços das pessoas com Síndrome de Down. Além de abordar o capacitismo e o preconceito que ainda existe na sociedade.

A secretária ainda falou sobre os estímulos e sua importância para o desenvolvimento da pessoa portadora da síndrome. “Quanto mais estimulo, melhor para o desenvolvimento da criança, na questão da fala, do andar, da aprendizagem… Às vezes, os pais falam ‘ele é muito novo para levar numa TO, na fono, na psicopedagoga…’ Não, esses profissionais vão trabalhar todo o estímulo motor e de aprendizagem da criança”.



Secretária Luciléia e Beatriz falam sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
Secretária Luciléia e Beatriz falam sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

Além disso, Luciléia trouxe sobre o evento que vai ocorrer em comemoração a data, que acontece na Câmara Municipal de Capivari, às 19h. “Conseguimos uma parceria com o Espaço Pipa, de Piracicaba, que trabalha com a Síndrome de Down. Então, teremos uma apresentação de karatê de pessoas com a síndrome, juntamente com o professor Moretti”. Além disso, também haverá palestras e muito bate-papo com vários assuntos sobre o tema e troca de experiências.

Veja também:

Por fim, Beatriz falou sobre o projeto “Cuidar de quem cuida”, outra ação da secretaria. “Este grupo trabalha com todas as deficiências, levantando as demandas, fazendo o trabalho de fortalecimento de vínculo e orientando os país e responsáveis”. Tal projeto ocorre às terças-feiras, das 9h30 às 10h30.

Você pode acompanhar todos os temas discutidos durante o bate-papo assistindo video acima. Para mais informações sobre o trabalho da Secetaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida é possível entrar em contato pelo (19) 3492-8882.



MARCADO: ,
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *