Uma rivalidade que a cada swell ganha novos capítulos. No dia 29 de outubro de 2020, Sebastian Steudtner registrou a maior onda já surfada (26,21m), pulverizando o recorde anterior do brasileiro Rodrigo Koxa, que em 2017 registrou incríveis 24,38 metros, também em Nazaré. Nessa mesma ondulação, Lucas Chumbo tinha uma expectativa de bater o recorde mas no fim a WSL e o Guinnes deram para o alemão.
Três anos depois, a disputa teve mais um epísódio registrado em Nazaré, onde o brasileiro e o alemão disputaram a possibilidade de ter surfado a maior onda da história em paredões com mais de 20 metros de altura.
O mar foi um dos maiores já vistos durante a janela de gravação do Gigantes de Nazaré. Com a ajuda da equipe brasileira que se mobilizou com quatro jets, Lucas Chumbo desceu uma onda que pode ter ultrapassado o recorde mundial do próprio alemão, que contratou uma equipe especificamente para dar suporte no dia épico. Sebastian surfou uma “bomba” que pela medição do Gigantes de Nazaré chegou a 27,26m.
A resposta de Chumbo veio na sequência e foi avaliada com 27,51 metros, mais de um metro maior que a do atual recorde mundial do alemão (26,21m).
A medição oficial da WSL e do Guinness só deve sair em novembro, mas tanto Steudtner quanto Chumbo podem ter pego a maior onda já surfada. Chumbo ainda não pode garantir que surfou a maior onda da história, mas as expectativas são altas.
A gente já vai pra água com essa expectativa que é de tentar bater esse recorde, de alcançar uma onda com tamanho gigante assim pra bater esse recorde aí que está nas mãos do Sebastian, porém eu estou pronto.
Lucas Chumbo
Chumbo conta com mobilização de amigos Mas nada disso seria possível sem a mobilização de vários surfistas e equipes. O dia foi dedicado a ajudar o brasileiro e o alemão a surfarem a maior onda. As condições perigosas fizeram com que fosse necessário muito mais do que um parceiro para colocar o surfista na onda. Outros surfistas acostumados com Nazaré se juntaram para fazer com que Steudtner e Chumbo tivessem todo o apoio e segurança necessários para alcançar esse feito.
Vários brasileiros marcaram presença nas águas de Nazaré para ajudar aos protagonistas do dia. Will Santana, Gabriel Sampaio, Kalani Latanzi, Michelles des Buillons, Alemão de Maresias e Lucas Fink estavam entre a galera que estava apoiando. Mas os outros dois brasileiros que roubaram a cena foram Ian Cosenza e Eric Rebieri, que colocaram Lucas Chumbo e Sebastian Steudtner na água, respectivamente.