Dados da Estação Convencional da Esalq, campus da USP na cidade, revelam que o mês de março em Piracicaba teve temperaturas e índices pluviométricos acima da média para a época. Com 163,9 milímetros de precipitação, 16% a mais do que o esperado, e temperaturas mínimas de 20,2ºC, quase dois graus acima da média, o mês foi o segundo mais quente da série histórica, iniciada em 1917.
A influência do El Niño é apontada pelo professor Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da instituição, como responsável pelas altas temperaturas. Em contrapartida, a região central, representada pela Rua do Porto, registrou um acumulado de chuvas 22% abaixo do esperado, com 96,50 milímetros, representando apenas 77% do volume previsto.
A diferença entre os dados de chuva pode ser explicada pela distância entre os pontos de coleta das estações meteorológicas. Enquanto a Esalq coleta informações na zona rural, a Rede Telemétrica do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp) capta dados na região central da cidade.
Em janeiro, Piracicaba também registrou recordes de temperatura, com a menor temperatura máxima desde 1917, além de uma sequência de dias quentes com máximas quase alcançando os 38ºC. A gangorra térmica na cidade reflete as variações climáticas que têm impacto direto na agricultura e no cotidiano dos moradores.
A previsão do tempo para os próximos dias indica sol e aumento de nuvens, com mínimas entre 17ºC e 19ºC e máximas entre 31ºC e 33ºC. A tendência é de tempo estável, sem chuvas significativas para a região.
🌡️ Previsão
Veja a previsão do tempo para os próximos dias de acordo com o Climatempo:
Terça-feira (2)
Mínima de 19ºC e máxima de 31ºC. Sol e aumento de nuvens de manhã.
Quarta-feira (3)
Mínima de 18ºC e máxima de 32ºC. Não chove.
Quinta-feira (4)
Mínima de 17ºC e máxima de 33ºC. Sol com aumento de nuvens durante o dia.