Até a manhã deste domingo (7), o estado de São Paulo registrou 221 mortes por dengue em 2024, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Outros 485 óbitos estão em investigação. Os casos confirmados da doença chegam a 456.427, sendo 562 considerados graves.
A capital paulista registrou 34 óbitos pela doença, com um total de 123.543 casos confirmados. Segundo um boletim de arboviroses da gestão municipal, publicado no dia 1º de abril, 76 bairros da capital estão em epidemia de dengue, com mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
No dia 31 de março, o Ministério da Saúde divulgou uma lista de municípios que devem receber novas doses da vacina contra a dengue. A capital e outros 49 municípios do estado de São Paulo estão entre os selecionados para receber os imunizantes em abril, ainda sem data definida.
As 266.281 doses destinadas ao estado de São Paulo devem ser utilizadas para aplicação de primeiras doses (D1). Novas levas serão enviadas para completar os esquemas vacinais, que consistem em duas doses separadas por um intervalo de três meses.
É importante ressaltar a necessidade de cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Medidas simples, como evitar água parada em recipientes e realizar a limpeza adequada de áreas propícias à reprodução do mosquito, podem ajudar a reduzir os casos da doença.