Uma massa de ar frio avança em várias regiões do Brasil e, pela primeira vez em 2024, traz uma queda mais significativa nas temperaturas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A partir da noite de quinta-feira (18), as mínimas na região de Campinas ficam entre 15ºC e 16ºC, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). Os ventos também devem derrubar a sensação térmica, com temperaturas mais baixas previstas até sábado (20).
Segundo o Cepagri, uma das características da frente fria será a amplitude térmica. As máximas ficarão próximas dos 28ºC, resultando em um contraste entre o frio da manhã e o calor da tarde. Portanto, é recomendado levar uma blusa ao sair cedo de casa.
Além disso, há previsão de chuva para a Região Metropolitana de Campinas a partir do fim da tarde da quarta-feira (17). O Cepagri alerta que, até sexta-feira (19), podem ocorrer pancadas mais fortes com descargas elétricas.
A partir de segunda-feira (22), as temperaturas voltam a subir e os termômetros ficam próximos dos 30ºC. Segundo Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri, essa queda não caracteriza uma onda de frio. “Para ser onda de frio, a temperatura precisaria cair mais. Tem essa diferença da onda de frio para um frio normal (…). Principalmente quinta e sexta os ventos mais intensos devem reforçar a sensação de frio, mas a partir do início da semana as temperaturas já sobem gradativamente”, explicou.