Na manhã desta sexta-feira (19), Campinas (SP) foi surpreendida com a temperatura mais baixa do ano, registrando 16ºC ao amanhecer, conforme dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.
Após uma sequência de ondas de calor durante o verão, a cidade experimentou seu primeiro evento significativo de frio. O Cepagri apontou que os ventos intensificaram a sensação térmica baixa. Apesar disso, ao longo do dia, espera-se que os termômetros se elevem, alcançando uma máxima de 26ºC.
A queda abrupta na temperatura se deve à influência da primeira frente fria do outono em 2024, que causou um declínio nas mínimas em diversas regiões do Brasil. Esta frente fria caracteriza-se pela amplitude térmica, onde a variação entre as temperaturas matinais e vespertinas é significativa.
Quanto aos próximos dias, a previsão indica que sábado (20) poderá registrar um novo recorde de temperatura mais baixa do ano, com mínimas previstas em 15ºC e máxima próxima a 28ºC. Essa tendência se estende também para domingo.
A partir de segunda-feira (22), as temperaturas devem começar a se elevar gradativamente, retornando aos níveis próximos aos 30ºC.
O meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri, esclarece que essa queda de temperatura não configura uma onda de frio, mas sim uma consequência da influência de uma massa de ar polar.
“Para caracterizarmos uma onda de frio, seria necessário uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas. Temos aqui uma queda típica, e a partir do início da semana as temperaturas já começam a se elevar novamente”, explicou Bainy.