No próximo domingo, dia 5 de maio, os aspirantes a cargos públicos de todo o Brasil participarão das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos concursos”. A expectativa é que mais de 2,1 milhões de candidatos disputem 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.
Locais de prova serão divulgados nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (25), às 10h, o Ministério da Gestão irá disponibilizar os locais de prova. Os candidatos poderão acessar essa informação por meio do cartão de confirmação, que estará disponível na área do candidato no site de inscrição. Além do local de prova, o documento também traz informações como número de inscrição, horário do exame e se haverá atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
Cronograma e detalhes das provas
As provas serão realizadas em dois turnos, seguindo o horário de Brasília. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30. O início das provas está marcado para as 9h e terá duração de 2h30. No turno vespertino, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h. A prova terá início às 14h30 e término às 18h.
Distribuição dos candidatos e processo seletivo
Os candidatos foram distribuídos nos locais de prova com base no CEP informado no momento da inscrição. A Fundação Cesgranrio é a banca responsável pelo processo seletivo, que contempla tanto provas objetivas quanto discursivas e redação.
Resultados e convocação para posse
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação está prevista para 3 de junho. O resultado final sairá em 30 de julho, e a convocação para posse e cursos de formação começará em 5 de agosto.
Etapas do concurso e caráter das provas
As provas são classificatórias e eliminatórias e representam a primeira fase da primeira etapa do concurso unificado, com validade de 12 meses. Haverá também outras etapas, como a perícia médica para a reserva de vagas das pessoas com deficiência e avaliação de títulos para alguns cargos.