Piracicaba, situada no interior de São Paulo, está sob alerta devido a uma onda de calor que pode reduzir a umidade relativa do ar para até 20% nos próximos dias, indicando Estado de Atenção para a região, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta quinta-feira (25), a previsão aponta um índice mínimo de umidade em torno de 30%. No entanto, abaixo deste valor, podem surgir desconfortos devido à baixa umidade do ar, incluindo problemas respiratórios, dores de cabeça e rinites alérgicas.
Para minimizar esses problemas, recomenda-se que os moradores da região adotem algumas medidas preventivas, como manter-se hidratado, evitar atividades físicas intensas nas horas mais secas, evitar exposição direta ao sol durante os horários mais quentes e utilizar umidificadores de ar, se possível, além de manter a pele hidratada e evitar banhos muito quentes para prevenir o ressecamento da pele.
Apesar das preocupações, há uma boa notícia: é pouco provável que o índice de umidade fique abaixo dos 30% nesta quinta-feira, devido à passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo na quarta-feira (24), que proporcionou uma melhora na umidade relativa do ar na região. No entanto, essa frente fria não gerou áreas de instabilidade para promover chuvas, indicando tempo seco para os próximos dias, especialmente neste fim de semana.
A falta de chuvas é atribuída a um bloqueio atmosférico que tem afetado a região desde segunda-feira, impedindo a entrada de frentes frias e mantendo o ar seco e quente. Esse fenômeno explica a onda de calor que Piracicaba vem enfrentando no final de abril, com temperaturas acima da média por um período prolongado.
Segundo meteorologistas, a previsão é de que as altas temperaturas persistam durante o fim de semana, podendo alcançar até 38ºC. Confira a previsão do tempo para os próximos dias:
- Quinta-feira (25): 19ºC / 32ºC
- Sexta-feira (26): 19ºC / 36ºC
- Sábado (27): 22ºC / 35ºC
- Domingo (28): 22ºC / 36ºC
- Segunda-feira (29): 21ºC / 38ºC
Apesar das altas temperaturas, é importante que a população se mantenha informada e tome os devidos cuidados para evitar problemas de saúde decorrentes do calor e da baixa umidade do ar.