Enquanto o Dia do Trabalhador proporcionou um merecido descanso nesta quarta-feira (1º) para muitos, a próxima pausa nacional só acontecerá daqui a quatro meses, no feriado da Independência do Brasil.
No entanto, há uma esperança para uma folga extra em breve. No dia 30 de maio, uma quinta-feira, é celebrado o Corpus Christi, que embora não seja feriado nacional, é ponto facultativo.
O ano de 2024 está sendo marcado por poucos “feriadões” prolongados. Dos dez feriados nacionais, apenas três oferecerão a possibilidade de estender a folga, incluindo o Dia de Confraternização Nacional (1º de janeiro) e a Paixão de Cristo (29 de março).
A próxima folga nacional vizinha a um final de semana, segundo o calendário do governo federal, ocorrerá somente em novembro, com a Proclamação da República.
Além disso, restam cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).
Vale ressaltar que, neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tornou-se feriado nacional após aprovação no Congresso e sanção pelo presidente.
Além dos feriados nacionais, o calendário contempla oito pontos facultativos, observados pelos órgãos e entidades da administração pública federal. Autoridades municipais e estaduais também podem determinar, por lei, que pontos facultativos nacionais, como Corpus Christi, se tornem feriados locais.
Dessa forma, aqueles que têm direito ao descanso nesse período terão mais uma oportunidade de desfrutar de um feriado prolongado em 2024.