As agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, abrirão suas portas a partir desta segunda-feira (6) para receber doações destinadas às vítimas das fortes chuvas que assolam o estado gaúcho. As precipitações provocaram mortes, deixaram pessoas desabrigadas, feridas e desaparecidas, além de causarem prejuízos e danos nas infraestruturas locais. A estatal se compromete a transportar gratuitamente os donativos, sem qualquer custo adicional aos doadores.
Segundo a Defesa Civil estadual, que atua em parceria com os Correios nesta ação, as doações mais necessárias no momento são alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene pessoal, materiais de higiene seco e itens de vestuário. Além disso, os Correios contribuirão com objetos de refugo que estavam sob sua guarda, como encomendas que não foram reclamadas pelos destinatários ou remetentes dentro do prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Em Santa Maria, os Correios disponibilizaram caminhões e funcionários para auxiliar a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, ressaltou que essa iniciativa é uma obrigação da empresa pública de contribuir para enfrentar a situação de crise no Rio Grande do Sul. “Estamos colocando nossa estrutura logística a serviço da população, atuando de todas as formas que a Defesa Civil Nacional e do estado solicitarem”.
Nas agências gaúchas dos Correios, os donativos podem ser entregues em 39 municípios. A normalização dos serviços está em andamento, já que, até sexta-feira (3), 86 agências estavam inoperantes devido a alagamentos provocados pelas chuvas. Uma equipe multidisciplinar trabalha para restabelecer os serviços nas unidades afetadas.
Clientes podem obter informações sobre o funcionamento das agências afetadas ligando para a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 725 0100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.