Moradores do estado de São Paulo podem finalmente respirar aliviados com a chegada de uma nova frente fria que promete enfraquecer o bloqueio atmosférico que tem dominado a região nas últimas duas semanas. Segundo informações do Climatempo, esse sistema trará uma mudança significativa no clima, trazendo temperaturas mais amenas e umidade para o estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na noite de segunda-feira (13) para declínio de temperatura em algumas cidades do Interior paulista. O alerta, válido até as 9h de quarta-feira (15), indica uma queda entre 3°C e 5°C nas áreas afetadas, além de um leve risco à saúde.
Cidades do Interior de SP com alerta de queda de temperatura:
- Presidente Prudente
- Bauru
- Piracicaba
- Itapetininga
- Araçatuba
- Marília
- Campinas
- Assis
- Vale do Paraíba Paulista
Também estão incluídas no aviso as regiões da Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul Paulista.
Com o avanço da frente fria, o Climatempo prevê um aumento da umidade no Litoral, Centro-Leste e Sul de São Paulo a partir desta terça-feira (14). Embora a frente fria se afaste para alto mar, a umidade marítima aumenta a condição de chuva no Litoral e na capital paulista.
“A previsão é de um tempo mais fechado e chuvoso no litoral sul e na Baixada Santista, com cerca de 40mm previstos para Santos. Na Grande São Paulo, teremos um pouco de sol, mas aumento na nebulosidade – a chuva pode acontecer a qualquer momento e a temperatura máxima tende a cair mais”, afirma o serviço de meteorologia.
Apesar de não se esperarem grandes volumes de chuva no Interior e na Região Metropolitana de São Paulo, onde os acumulados devem variar entre 5 e 10mm, o aumento da umidade auxilia na redução da “secura” do ar.
“A condição é de um pouco de chuva para São Carlos, Campinas, Bauru e Pirassununga, mas com temperaturas ainda em torno de 29°C a 31°C. As cidades do Oeste e Noroeste do estado ainda vão seguir sem chuva”, completa o serviço de meteorologia.