Após semanas de alertas sobre ondas de calor, com temperaturas excedendo os 5ºC acima da média climatológica para abril e maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de potencial declínio de temperatura para esta terça-feira (14). Válido até a manhã de quarta-feira (15), o comunicado prevê quedas de 3ºC a 5ºC nas mínimas e máximas, incluindo a região de Piracicaba (SP).
Para quarta-feira (15), a previsão indica uma mínima de 18ºC e máxima de 28ºC, com formação de nuvens e possibilidade de chuvas, segundo o Inmet. Na quinta-feira (16), as temperaturas máximas devem retornar aos 30ºC.
“Ainda continuamos com temperaturas relativamente elevadas em comparação com as médias para o mês de maio, mas as temperaturas caíram de forma expressiva, principalmente as máximas, em relação aos dias anteriores. Embora não seja um frio intenso, tivemos a menor temperatura máxima desde abril”, comenta o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Bruno Bainy.
A cidade de Piracicaba não registrou chuvas desde abril até o dia 14 de maio, de acordo com dados do boletim hidrometeorológico do Sistema de Telemetria do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). As temperaturas máximas na região atingiram os 37ºC durante esse período.
A mudança de temperatura observada desde segunda-feira (13) ocorreu devido à passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico. “As regiões mais afetadas foram o litoral, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, e cidades como Itapeva e Sorocaba. Em Campinas (SP), por exemplo, tivemos algumas chuvas isoladas no período da tarde”, especifica o pesquisador.
Segundo Bruno Bainy, essa frente fria não é um alerta de frio, mas resultará em temperaturas mais amenas e possíveis ventos moderados. A partir de quinta-feira (17), espera-se que as máximas ultrapassem novamente os 30ºC.
Um bloqueio atmosférico, causado por uma zona de alta pressão, está impedindo a chegada de frentes frias ao sudeste do Brasil, explica o professor Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (LEB-Esalq).
No último dia 30 de abril, Piracicaba registrou sua primeira onda de calor desde que o Inmet começou a monitorar a cidade em 2006. A umidade relativa do ar em abril de 2024 foi de 33,1%, conforme medição do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Esalq/USP.
A recomendação para os moradores da região é manter-se hidratado, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, proteger-se do sol e usar umidificadores de ar, se possível, para preservar a umidade da pele.
A previsão do tempo para o fim de semana e segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, é a seguinte:
- Quarta-feira (15): Mínima de 17ºC e máxima de 30ºC, com muitas nuvens.
- Quinta-feira (16): Mínima de 16ºC e máxima de 34ºC, com sol e muitas nuvens.