Enquanto muitos brasileiros planejam viagens ou descanso para esta quinta-feira (30/5), data em que é celebrado o Corpus Christi, há dúvidas sobre se é ou não um feriado nacional.
A verdade é que não se trata de um feriado em nível nacional, mas sim de um ponto facultativo. Isso significa que, na maioria das cidades, os empregadores têm a opção de decidir se liberam ou não os funcionários neste dia. Cada empresa determina se irá paralisar as atividades ou não.
Entretanto, algumas cidades adotaram leis que tornam o Corpus Christi um feriado municipal. Isso acontece em lugares como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES).
No Distrito Federal, por exemplo, esta quinta-feira será um dia de ponto facultativo. Emendar o feriado com a sexta-feira para aproveitar uma viagem ou um descanso prolongado depende da política de cada empresa.
Mas afinal, o que é o Corpus Christi? A expressão significa “corpo de Cristo” em latim e é uma celebração móvel da Igreja Católica, ocorrendo sempre 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta data marca o momento em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
Instituída pelo papa Urbano 4º em 8 de setembro de 1264, a festa só foi oficialmente adotada décadas depois, quando reafirmada pelo Concílio de Vienne em 1311. Uma das práticas tradicionais de celebração inclui procissões, simbolizando a jornada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.
Além disso, em algumas regiões do Brasil, é comum adornar as ruas com tapetes feitos de serragem colorida e outros materiais, seguindo uma tradição também presente em Portugal, onde o dia é chamado de Corpo de Deus.