Exatos dois anos após o seu primeiro sorteio, a Loteria +Milionária continua desafiando os apostadores brasileiros, sem nunca ter tido um ganhador do prêmio máximo até o momento. Os números do concurso revelam que, dos 149 sorteios realizados até o último sábado (25), mais de 350 jogos ficaram perto da vitória, levando valores abaixo do prêmio principal.
A dificuldade em acertar a bolada, atualmente acumulada em R$ 214 milhões, é explicada pelos cálculos de probabilidade divulgados pela própria Caixa Econômica Federal, responsável pela loteria. Cada aposta simples da +Milionária tem uma chance em 238,3 milhões de acertar as seis dezenas e dois trevos, entre 50 dezenas e seis trevos. Comparativamente, é quase cinco vezes mais difícil ganhar na +Milionária do que na Mega-Sena.
A probabilidade de ganhar na +Milionária é apenas um pouco maior do que na Powerball, uma das loterias norte-americanas mais difíceis, onde a chance de ganhar a bolada é de 1 em cada 292,2 milhões.
Embora não tenha tido um vencedor do prêmio máximo, a loteria já pagou mais de R$ 301,3 milhões em prêmios desde o primeiro sorteio. A Caixa destaca que 354 apostas acertaram as seis dezenas + 1 ou nenhum trevo, ou cinco dezenas + 2 trevos, e receberam um total de R$ 39 milhões em prêmios.
A +Milionária, inspirada em experiências internacionais como a Powerball e outras loterias europeias, destina quase metade do valor arrecadado a repasses sociais, contribuindo para áreas essenciais ao desenvolvimento do país.
Apesar da dificuldade em acertar o prêmio máximo, a loteria costuma pagar mais prêmios menores. Com dez faixas de premiação, o prêmio bruto corresponde a 43,35% da arrecadação, com uma variedade de valores fixos para diferentes combinações de números e trevos.
Os apostadores da +Milionária têm a opção de aumentar suas chances de ganhar escolhendo mais números, com preços mais altos conforme o aumento das dezenas e trevos jogados. Além disso, há a opção de apostar em grupo por meio de bolão, proporcionando uma alternativa para os apostadores que desejam aumentar suas chances sem aumentar os custos individuais.