Nesta quarta-feira (29), Piracicaba (SP) amanheceu sob o registro da menor temperatura do ano, conforme anunciado pelo Posto Meteorológico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Os termômetros marcaram 9,9ºC por volta das 5h45, superando a marca anterior de 13,1ºC registrada em abril.
Embora a temperatura seja considerada baixa, o Posto Meteorológico ressalta que não é algo atípico para esta época do ano.
A previsão da chegada de uma nova frente fria para a região já havia sido emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando que a máxima não ultrapassaria os 23ºC durante o feriado de quinta-feira (30).
Bruno Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas de Climáticas da Unicamp (Cepagri), esclarece que, dependendo da trajetória da massa de ar frio, as temperaturas mais baixas podem persistir até dois ou três dias após a passagem da frente fria.
“A frente fria não é o frio em si, ela ‘avisa’ que o frio está para chegar. Isso porque a frente fria, como chamamos, é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e uma massa de ar frio que está avançando sobre ela, ‘empurrando’ o ar quente”, explica Bruno.
A primeira onda de frio, capaz de romper o bloqueio atmosférico que elevou as temperaturas na região, chegou na última sexta-feira (24). A pesquisadora Angelica Prela Pantano, do Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria de Cultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, previu que as baixas temperaturas persistiriam durante o feriado.
Confira a previsão para os próximos dias:
- Quarta-feira (29): mínima de 8ºC, máxima de 20ºC
- Quinta-feira (30): mínima de 8ºC, máxima de 23ºC
- Sexta-feira (1): mínima de 10ºC, máxima de 25ºC
- Sábado (2): mínima de 10ºC, máxima de 27ºC