Um caminhoneiro tornou-se vítima fatal do golpe do falso frete em Nova Odessa nesta quarta-feira (5). Ele fechou um acordo por meio de um aplicativo e, ao chegar ao local combinado para a entrega, foi confrontado por bandidos, reagiu e acabou baleado.
Entenda como aconteceu
O caminhoneiro, vindo de Uberlândia (MG), estava em Nova Odessa para entregar uma carga de trigo. Buscando evitar retornar com o caminhão vazio, concordou em supostamente pegar uma nova carga com dois criminosos, sem saber que seria vítima do golpe do falso frete.
Ao chegar ao destino final para entregar a carga de trigo, na Vila Azenha, o caminhoneiro foi abordado pelos dois criminosos, que o exigiram entrar no veículo deles. Entretanto, dentro do carro dos bandidos, a vítima reagiu com uma faca.
Durante o confronto, os criminosos atiraram no caminhoneiro, resultando em sua morte no local.
O que é o golpe do falso frete?
Neste tipo de golpe, os criminosos se cadastram em aplicativos como uma empresa de frete falsa. Eles oferecem fretes aos caminhoneiros, que podem resultar em tentativas de sequestro ou assalto.
“Os motoristas fazem parte de alguns aplicativos que agenciam fretes e são atraídos por preços interessantes, assim como itinerários que também atendem às suas necessidades. Então, eles combinam fretes pelos aplicativos”, explicou o capitão Edson da Costa Pereira à EPTV Campinas.
Bandido se passou por vítima
Após o crime, um dos criminosos se escondeu em uma área de mata próxima, enquanto o outro foi até a Delegacia de Nova Odessa para relatar um roubo.
Desconfiados da história, os policiais relacionaram o ocorrido na Vila Azenha ao relato do criminoso na delegacia, concluindo que ele era um dos bandidos envolvidos no latrocínio.
Ambos os criminosos, um de 20 anos sem registro criminal e outro de 27 anos com passagem anterior por receptação, foram presos e encaminhados ao hospital da cidade devido aos ferimentos da briga. Eles responderão pelo crime de latrocínio, e há suspeitas de que possam fazer parte de uma quadrilha maior na região de Campinas.