O café está entre as bebidas mais consumidas no mundo. E não à toa, ele faz parte do café da manhã de boa parte da população brasileira, representando quase um ritual diário. Dentre os relatos sobre o consumo da bebida, o aumento da disposição e a redução do cansaço já são amplamente conhecidos. No entanto, existe um relato que não gera tanto estranhamento assim: uma incontrolável vontade de ir ao banheiro após a ingestão do café.
Para muitas pessoas, o café pode ser aquele empurrãozinho necessário para soltar o intestino. Se isso acontece com você, não precisa de desespero. Isso se deve, basicamente, ao fato do café induzir a resposta gastro-colônica em alguns indivíduos.
Isso significa que os compostos presentes no café aumentam a contração e o relaxamento das paredes musculares dos intestinos, tanto o delgado quanto o grosso. Dessa forma, o conteúdo intestinal que está preso ao logo do trato digestivo sofre um “empurrãozinho”.
Embora a própria cafeína tenha um leve efeito laxativo, o principal componente do café que gera esse efeito “laxante” é o ácido clorogênico, motivo pelo qual você também irá sofrer esse efeito mesmo com cafés descafeinados.
Além de todos esses mecanismos, o café ainda estimula a produção de gastrina — hormônio gástrico que estimula a secreção ácida — que, quando combinado com o ácido clorogênico, estimula o aumento da acidez estomacal.
Assim, lá embaixo, ocasionará no reflexo gastrocólico e, a essa altura do campeonato, é possível que você já esteja levantando da cadeira e correndo direto para o banheiro. Acredite, o efeito ainda é rápido, acontece em média de 5 a 10 minutos após a ingestão do café. Por isso, há quem reflita bem antes de consumir um bom cafezinho pela manhã.
Fonte: Metrópoles