Na manhã desta terça-feira, dia 11, a Prefeitura de Capivari deu início à segunda etapa do seu plano de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, em pontos estratégicos da cidade. Dessa vez, o foco está nos pontos de visitas (PV’s), popularmente conhecidos como bueiros, e também nas galerias de águas pluviais. O objetivo principal é realizar a nebulização aérea em aproximadamente 1.800 desses locais, buscando reduzir ainda mais a incidência de casos da doença no município.
O “fumacê”, como é popularmente chamado, já foi aplicado nas ruas de todos os bairros da cidade nos últimos meses, assim como nas escolas municipais. Agora, a nebulização está sendo estendida para os pontos de visita à rede subterrânea de água e esgoto, uma medida que teve início no mês de maio e que já começa a apresentar resultados positivos no combate ao mosquito. Essa ação é realizada com o empenho de servidores da Secretaria de Saúde e do SAAE Capivari, que estão fornecendo o suporte necessário para que a iniciativa seja eficaz.
De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde, até o momento, Capivari registrou um total de 2.536 casos de Dengue em 2024, com três óbitos confirmados em decorrência da doença. No entanto, há indícios de uma melhora significativa na situação, especialmente após o início da nebulização nos bueiros e galerias de águas pluviais. Na primeira semana de maio, quando essa etapa teve início, havia sido confirmado um total de 1.635 casos, o que evidencia uma queda expressiva em relação aos meses anteriores.
Os trabalhos de nebulização estão sendo realizados em horários alternativos, de modo a não interferir no fluxo de veículos e pedestres nas vias públicas. Para obter mais informações sobre o combate à Dengue em Capivari, a Secretaria de Saúde está disponível para atendimento através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.