A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (26) uma operação para apurar eventual manipulação de resultado de partida de futebol realizada no início de junho no interior de São Paulo e válida pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Os agentes cumprem, ao todo, 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Patrocínio (MG), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Tanguá (RJ) e Nova Friburgo (RJ).
De acordo com a PF, a investigação começou por meio de ofício da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), encaminhando um relatório que reportou uma movimentação das casas de apostas que teria indicado que os apostadores tinham conhecimento prévio de que determinada equipe iria perder o primeiro tempo da partida por ao menos dois gols. Posteriormente, a equipe verificou que o grupo visitante sofreu três gols ainda no primeiro tempo, sendo um deles contra.
Em comunicado, a instituição afirmou que são alvos da operação integrantes e ex-integrantes de uma das equipes. “Segundo o apurado, determinada empresa teria firmado parceria com um dos clubes e vários jogadores por ela agenciados foram contratados. A investigação visa apurar a influência de tais pessoas no resultado da partida”, diz a PF.
Em tese, trata-se dos crimes contra a incerteza do resultado esportivo, que encontram as condutas tipificadas na Lei Geral do Esporte, com penas de dois a seis anos de reclusão.
“A PF atua no caso, mediante autorização expressa do Ministro da Justiça e Segurança Pública, tendo em vista a repercussão nacional do caso, que exige repressão uniforme”, finaliza o comunicado da corporação.
Fonte: R7