Levantamento feito pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua aponta uma em cada três pessoas que vivem em situação de rua no Brasil estão no estado de São Paulo.
Os dados coletados a partir da base do Cadastro Único (CadÚnico) referentes ao mês de junho de 2024 mostram 126.112 pessoas estão nessa situação em SP, um aumento de 18%. Em dezembro de 2023, esse número era de 106.857 pessoas.
Na capital paulista, o aumento foi de 24%, passando de 64.818 em dezembro do ano passado para 80.369 em junho. A cidade de São Paulo também lidera o ranking das capitais.
Leia também:
- Pesquisa encontra álcool em pão de forma e quantidade poderia levar motorista a flagrante no bafômetro; veja lista
- Sarna humana: Campinas registra maior número de infectados em surtos no 1º semestre desde 2021
A pesquisa aponta que, em todo o Brasil, 300.868 pessoas vivem atualmente em situação de rua. Em dezembro de 2023, esse total era de 242.756 pessoas.
Robson César Correia de Mendonça, do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, afirma que o número de pessoas vivendo na cidade de São Paulo vem aumentando, principalmente na região central da capital.
Para Mendonça, a solução para esse problema passa pela criação de políticas públicas voltadas para essa população. “Enquanto não houver uma política séria, enquanto não houver um político que tenha vergonha na cara, vamos seguir da maneira como está”, acrescentou.
Fonte: Metrópoles