Nesta quarta-feira (17), a Raízes FM recebeu em seus estúdios o guitarrista e atual vocalista da banda RPM, Fernando Deluqui. Durante o bate-papo com o locutor Jean Bordini, Deluqui contou histórias dos bastidores do rock nos anos 80 e 90, cantou sucessos da banda, apresentou a música recém lançada “Nada é Maior Que a Verdade” e explicou sobre uma ação que rola na justiça envolvento o nome da banda. Assista a entrevista abaixo!
A música nova é como se fosse uma resposta às últimas notícias que saíram na mídia sobre o RPM. Acontece que rola na justiça uma ação, movida pelo ex-integrante Paulo Ricardo, pedindo que Deluqui seja proibido de utilizar a marca RPM. A banda segue fazendo shows ao redor do Brasil com três novos integrantes, Dioy Pallone, Kiko Zara e Gus Martins. Apenas Fernando Deluqui faz parte da formação original.
Para Paulo Ricardo este novo grupo é uma “banda cover” e que não deve ser vinculado ao grupo de rock que fez muito sucesso nos anos 1980. Por isso, ele entrou na justiça. Na sentença, a juíza Luciana Alves de Oliveira proibiu o uso do nome RPM e afirmou que a banda atual está “absolutamente desfigurada e que isso implica em clara desvalorização da marca”.
Em razão das mortes do baterista Paulo Pagni em 2019 e do tecladista Luiz Schiavon no ano de 2023, Deluqui só poderá usar o nome com as autorizações de Paulo Ricardo e dos herdeiros. Paulo Ricardo se apresentou pela vez última vez pelo RPM em 2017 e atualmente segue carreira solo.
Fernando Deluqui explicou como está essa situação durante a entrevista. A fala do guitarrista sobre o epsódio começa aos 12 min. Assista abaixo.