O último mês do inverno em Campinas (SP) não trará temperaturas amenas. De acordo com a previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o início de setembro será caracterizado por calor intenso e tempo seco.
A combinação de uma massa de ar quente e céu claro deverá manter as temperaturas elevadas, pelo menos, até os primeiros dias da próxima semana. “Não há expectativa de novos episódios de chuva ou frio até o final da primeira semana de setembro”, afirma o Cepagri.
Neste domingo (1º), as temperaturas devem variar entre mínimas de 17ºC e máximas de 33ºC. Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar será um ponto de atenção, com índices previstos em torno de 20%. Essa condição exige cuidados redobrados com a hidratação, especialmente em um período propenso a problemas de saúde relacionados ao calor.
Risco de Queimadas
A baixa umidade e o aumento das temperaturas elevam o risco de queimadas. Entre 22 e 24 de agosto, São Paulo registrou 2,6 mil focos de calor e incêndios, e em Campinas, a fumaça chegou a encobrir o sol. O Cepagri alerta que, embora esses fenômenos sejam comuns nesta época do ano, eles costumam ser exacerbados pela ação humana.
Os meteorologistas do Cepagri ressaltam que, apesar das condições climáticas propensas a incêndios, é crucial a adoção de medidas preventivas e o cuidado com atividades que possam causar queimadas. O órgão continuará monitorando a situação e fornecendo atualizações conforme necessário.