O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (3) um alerta vermelho de grande perigo para baixa umidade relativa do ar (URA) em boa parte do estado de São Paulo, incluindo a região de Piracicaba. Por volta das 14h30, o índice de URA na região estava em alarmantes 12%, bem abaixo do nível ideal de 30%.
O alerta, que começou às 13h de hoje, avisa sobre o grande risco de incêndios florestais, problemas de saúde como doenças pulmonares e dores de cabeça. O alerta vermelho é o nível mais crítico e sugere atenção máxima para a preservação da saúde e segurança.
Além do alerta vermelho, o Inmet também emitiu alertas amarelo e laranja de perigo para onda de calor na região de Piracicaba. A onda de calor ocorre quando a temperatura está pelo menos cinco graus acima da média por um período superior a cinco dias. Neste caso, a onda de calor vai de segunda-feira (2) a sexta-feira (6), com temperaturas máximas previstas entre 35ºC e 37ºC.
Gangorra Climática
Após uma frente fria que fez os termômetros cair abaixo dos 5ºC na última semana de agosto, a região de Piracicaba enfrenta agora um calor intenso, com temperaturas máximas previstas para chegar aos 37ºC nesta quarta-feira (4). A previsão não indica chuva ao longo da semana, o que contribui para a continuidade do ar seco e quente.
Previsão do Tempo
- Terça-feira (3): Mínima de 16ºC, máxima de 35ºC, céu com poucas nuvens.
- Quarta-feira (4): Mínima de 17ºC, máxima de 37ºC.
- Quinta-feira (5): Mínima de 16ºC, máxima de 34ºC.
- Sexta-feira (6): Mínima de 15ºC, máxima de 33ºC.
- Sábado (7): Mínima de 15ºC, máxima de 33ºC.
- Domingo (8): Mínima de 18ºC, máxima de 35ºC, céu com poucas nuvens.
Orientações para Enfrentar a Onda de Calor e Baixa Umidade
- Beba bastante líquido.
- Evite atividades físicas em tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para a pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas, como café e álcool.
Para mais informações e orientações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
O Inmet classifica a região no nível de perigo potencial devido às altas temperaturas e à baixa umidade, o que dificulta a formação de nuvens e mantém o ar seco. Especialistas recomendam hidratação constante e evitar exercícios ao ar livre durante os períodos de calor intenso.