Nesta semana, a Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços residenciais em São Paulo e Praia Grande, além de realizar bloqueios de valores e contas pertencentes ao principal suspeito de uma fraude significativa. O investigado, natural de Hortolândia (SP), é acusado de invadir e fraudar, entre maio e junho de 2020, pelo menos 47 contas de clientes da Caixa Econômica Federal, desviando R$ 35 mil em benefícios do Auxílio Emergencial.
A operação, batizada de “Tentáculos”, teve início em fevereiro deste ano, quando a PF identificou a fraude através de uma análise detalhada em seu sistema especializado para combater fraudes eletrônicas bancárias. A investigação revelou que o suspeito utilizava máquinas de cartão de crédito de sua própria empresa para simular pagamentos e retirar valores das contas das vítimas. Além disso, ele abriu contas em nome de terceiros para direcionar os valores transferidos.
Durante a ação em Praia Grande, a PF apreendeu 38 chips de celular, juntamente com outros materiais, como aparelhos eletrônicos, cartões bancários e chips de celular. Todo o material será encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Campinas para análise adicional.
O suspeito enfrentará acusações de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, com penas que podem alcançar até 18 anos de prisão. A operação “Tentáculos” demonstra o compromisso da Polícia Federal em combater fraudes e garantir a justiça para as vítimas do Auxílio Emergencial.