Na tarde desta quinta-feira (12), queimadas de grandes proporções foram registrados em três municípios do interior de São Paulo: Charqueada, Capivari e Elias Fausto. Os focos de fogo atingiram áreas de mata e canaviais, mobilizando equipes de combate ao incêndio e autoridades locais.
Charqueada: O incêndio em Charqueada teve início por volta das 12h30 em uma área de mata. A prefeitura local informou que as chamas podem ter começado em Rio Claro (SP). A Defesa Civil acionou bombeiros das cidades de Rio Claro e São Pedro, e duas usinas da região enviaram brigadistas para ajudar no combate ao fogo. A Guarda Municipal também está presente nas imediações. Até o momento, não há relatos de feridos e as equipes continuam trabalhando para controlar o incêndio.
Capivari: Em Capivari, o fogo começou às 13h em um canavial próximo ao bairro Bonagurio, na área rural do município. Embora não haja vítimas, o incêndio, de grande proporção, se aproximou de um sítio onde o proprietário evacuou o gado. A empresa Raízen está atuando no combate ao incêndio, que tem origem desconhecida, com três equipes de brigadistas e o apoio de três caminhões-pipa. A empresa também destacou que promove campanhas de prevenção e combate a incêndios e é signatária do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que visa eliminar a queima de canaviais e adotar a mecanização na colheita.
Elias Fausto: Em Elias Fausto, as chamas começaram às 12h em uma área de mata no bairro Mandacaru. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil trabalharam intensamente no combate ao incêndio, que foi controlado por volta das 17h. A Defesa Civil permanecerá no local durante a noite para monitorar possíveis novos focos de incêndio.
As causas dos incêndios ainda estão sendo investigadas, e as autoridades seguem acompanhando a situação para garantir a segurança e minimizar os danos às áreas afetadas.