Em um levantamento especial realizado por mais de 150 jornalistas culturais brasileiros, Guns N’ Roses e Sepultura destacam-se como as atrações com mais shows citados ao longo das quatro décadas de história do Rock in Rio. A pesquisa celebra o 40º aniversário do evento e revela um ranking dos 40 shows mais memoráveis de sua trajetória.
O Guns N’ Roses lidera o ranking com quatro participações registradas: 1991, 2001, 2011 e 2017. A banda fez sua estreia no Brasil em 1991, durante o auge da carreira, com dois shows inesquecíveis no Maracanã. A apresentação, marcada pela introdução dos novos integrantes Dizzy Reed e Matt Sorum, ficou famosa não apenas pelas músicas inéditas dos álbuns Use Your Illusion I e II, mas também por incidentes marcantes, como o telefonema jogado pela janela por Axl Rose.
A segunda participação do Guns no festival, em 2001, foi marcada pela ausência de Slash e Duff McKagan, integrantes emblemáticos da banda. Apesar da fase não ser a mais aclamada, o show foi um sucesso estrondoso com uma plateia de 240 mil pessoas, que apreciou a performance dos novos membros Buckethead e Robin Finck, além de versões de músicas icônicas, incluindo uma versão inusitada de “Sossego” de Tim Maia.
Por outro lado, o Sepultura também foi lembrado com quatro participações: 1991, 2011, 2013 e 2022. Apesar de sua consistência, a banda não conseguiu um lugar no top 40 dos shows mais importantes. A inclusão nas edições de 1991 e 2011 foram especialmente notáveis, com a primeira mostrando a banda em seu auge e a segunda marcada por uma forte presença.
Outras bandas que se destacaram na lista incluem Iron Maiden, Red Hot Chili Peppers, Queen, Justin Timberlake e Barão Vermelho, com participações em diferentes edições ao longo dos anos.
O ranking dos 40 melhores e mais importantes shows do festival é uma celebração não apenas da longevidade do evento, mas também das performances que marcaram a história da música no Brasil e no mundo.