A frente fria que afetou São Paulo já se afastou, e a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo (CGE) indica que as temperaturas começarão a subir novamente neste fim de semana. Na capital paulista, a máxima pode atingir 31°C, enquanto em Ribeirão Preto, o calor será ainda mais intenso, com os termômetros chegando a 37°C.
Apesar da umidade relativa do ar estar em níveis mais baixos, a presença de água na atmosfera amenizará os índices em comparação às últimas semanas. No sábado (21) e domingo (22), há previsão de pancadas de chuvas isoladas nas regiões da faixa leste, Vale do Ribeira e litoral, devido a um sistema meteorológico na costa paulista. Entretanto, nas regiões norte, oeste e centro, as chuvas serão fracas e não atingir todos os municípios.
Atenção para Queimadas
O aumento das temperaturas traz um alerta sobre o risco de queimadas, especialmente nas áreas onde o tempo seco é predominante. No centro-oeste e centro-norte do estado, as máximas variam entre 33°C em Franca, 36°C em Bauru e Presidente Prudente, até 38°C em Araçatuba. A umidade relativa do ar mínima nesses locais varia de 39% em Franca a 24% em Bauru.
Atualmente, dois municípios em São Paulo possuem incêndios ativos, uma redução significativa em comparação aos 17 focos da semana anterior. Uma intensa operação de combate, que inclui 20 aeronaves, e a recente chegada da frente fria ajudaram no controle das queimadas. As equipes continuam mobilizadas, com equipamentos posicionados para qualquer eventualidade e vistorias nas áreas de maior risco.
Cuidados da População
A Defesa Civil alerta que a diminuição nos incêndios não deve resultar em relaxamento nas precauções. O aumento das temperaturas exige atenção redobrada da população, que deve evitar queimar lixo, soltar balões, descartar bitucas de cigarro nas margens de rodovias e usar fogo para limpeza de terrenos.
Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.