Durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, realizada no Recife, Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, enfatizou a necessidade de direcionar esforços no combate às fake news sobre vacinação para aqueles que ainda têm dúvidas sobre a eficácia e segurança das vacinas, em vez de focar apenas nos que disseminam boatos.
“Temos que trabalhar muito, e temos que trabalhar juntos, contra essas pessoas [que espalham fake news], sabendo que não vão mudar. Mas há um outro grupo de pessoas. E são pessoas com quem ainda podemos falar porque têm dúvidas,” afirmou Socorro.
Ela destacou que a maioria da população acredita na eficácia das vacinas, embora um pequeno grupo de céticos tenha uma voz mais ativa nas redes sociais. “Por isso, temos que falar com as pessoas que ainda podemos mudar porque têm dúvidas. Elas precisam de informação que dá certo,” completou.
Socorro também apontou que o Brasil está vivendo um “momento de virada” na vacinação, mencionando que o país recentemente deixou de integrar a lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas. “O Brasil tem elevado suas coberturas vacinais como nenhum outro país tem feito e mostra, novamente, a força proveniente da união, em meio a adversidades,” concluiu, reafirmando o compromisso da Opas em apoiar o governo e instituições brasileiras nesse processo.