Uma mulher de 81 anos foi detida na tarde desta terça-feira (24) em Piracicaba, São Paulo, sob suspeita de racismo contra funcionárias de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo a Polícia Militar, a situação ocorreu na UBS da Vila Rezende, onde uma enfermeira de 34 anos relatou ter sido ofendida por uma usuária durante o atendimento.
A Secretaria de Saúde do município informou que está acompanhando o caso, prestando apoio às servidoras e iniciando o processo de quebra de vínculo com a usuária indiciada.
A PM foi chamada por volta das 13h após a enfermeira relatar que a mulher havia proferido ofensas racistas contra ela e outra funcionária. A idosa foi detida no local e levada ao 4º Distrito Policial, onde um boletim de ocorrência foi registrado.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública esclareceu que a suspeita foi presa em flagrante por injúria e que o caso foi catalogado como Preconceitos de Raça ou de Cor. A idosa permanece à disposição da Justiça.
A Secretaria de Saúde destacou que o racismo e o desacato a servidores públicos são crimes e que há cartazes informativos nas unidades de saúde sobre a legislação pertinente. A usuária já apresentava comportamentos exaltados em outras ocasiões, levando à necessidade de intervenção da Guarda Civil durante o incidente.
Além disso, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde irá solicitar a transferência da usuária para outra unidade de saúde, com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.