A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica sofrerá um aumento significativo com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877.
A decisão foi comunicada na última sexta-feira (27) em uma nota da Aneel, que atribuiu a medida ao risco hidrológico decorrente de reservatórios em níveis baixos e à elevação dos preços da energia no mercado, impactados pelos custos de produção não contratados.
O sistema de bandeiras tarifárias, que inclui as cores verde, amarelo e vermelho (nos patamares 1 e 2), foi criado para proporcionar maior transparência na cobrança aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A bandeira verde patamar 1, a mais econômica, esteve em vigor até setembro, após um período prolongado sem custos adicionais.
A Aneel enfatiza que o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta que permite aos consumidores entenderem melhor os custos da geração de energia no Brasil, além de possibilitar adaptações no consumo para ajudar na redução do valor da conta de luz. A mudança na tarifa reforça a importância de monitorar o consumo de energia, especialmente em períodos de aumento de preços.