A primeira frente fria de outubro avança pelo Sudeste, trazendo quedas bruscas nas temperaturas e chuvas para a região, que enfrentou dias de calor acima da média. O sistema começou a se deslocar na quarta-feira (2) e deve impactar capitais como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem cair até 13 graus em São Paulo, onde a máxima, que atingiu 36°C, não deve ultrapassar 23°C nesta quinta. O Rio de Janeiro também sente o efeito da frente fria, com a temperatura caindo de quase 40°C para cerca de 26°C. Em Curitiba, a máxima deve cair de 28°C para 16°C.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ressalta que o alívio trazido pela frente fria será breve. “O refresco deve durar uns dois dias, mas as temperaturas devem voltar a subir aos poucos”, alerta. A previsão indica uma semana com temperaturas mais amenas, sem um calor excessivo.
Além da queda de temperatura, a frente fria também promete chuvas, com partes do Paraná, sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul registrando até 50 milímetros de precipitação diária. Os ventos devem ser intensos, chegando a 60 km/h.
Enquanto isso, regiões centrais do Brasil continuarão a experimentar altas temperaturas e baixa umidade, com marcas até 5°C acima da média em Minas Gerais e norte de São Paulo, além de um alerta para índices de umidade entre 20% e 30% em diversos locais.