O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou um levantamento das músicas mais tocadas em shows no Brasil durante o primeiro semestre de 2023, em homenagem ao Dia do Compositor, comemorado nesta segunda-feira (7).
A lista é dominada por sucessos do Carnaval, incluindo tanto clássicos atemporais quanto lançamentos recentes. Entre os destaques, “Eva”, imortalizada pela Banda Eva e Rádio Táxi, lidera o ranking. A canção, composta por Marcos Ficarelli, Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi, é seguida por “País Tropical”, de Jorge Ben Jor, e “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, que também são muito populares durante a folia.
Outro grande sucesso do Carnaval, “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla, foi eleito o “hit do Carnaval” pela enquete da CNN. A colaboração entre as artistas é uma das novas adições que marcaram a temporada festiva.
Raros hinos da música nacional conseguiram se destacar na lista, como “Cheia de Manias”, do Raça Negra, e “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó. O sertanejo e o forró também marcaram presença com Simone Mendes, que emplacou “Erro Gostoso” na quarta colocação e “Daqui Pra Sempre” (com Manu Bahtidão) na 16ª.
Confira a lista completa das músicas mais tocadas em shows no primeiro semestre de 2023:
- “Eva”
- “País Tropical”
- “Não Quero Dinheiro”
- “Macetando”
- “Erro Gostoso”
- “Perna Bamba”
- “Arerê”
- “Praieiro”
- “Faraó – Divindade do Egito”
- “Lapada Dela”
- “Frevo Mulher”
- “Anunciação”
- “Baianidade Nagô”
- “Cheia de Manias”
- “Milla” e “Zona de Perigo”
- “Posturado e Calmo”
- “Evidências” e “Daqui Pra Sempre”
- “Anna Júlia”
- “Prefixo de Verão”
- “We Are The World Of Carnaval”
- “Bota Pra Ferver”
Essa seleção não apenas celebra a rica diversidade musical do Brasil, mas também reafirma a importância dos compositores e suas obras na cultura nacional.