Na manhã desta quinta-feira (17/10), a Polícia Federal, em conjunto com o GAECO (Núcleo Campinas), lançou a Operação Ladinos, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em roubos de cargas, tráfico de drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro. A operação abrange diversos estados do Brasil, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste.
Estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão temporária, que podem ser prorrogados por mais 30 dias, além de 21 mandados de busca e apreensão. As ações estão sendo realizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas, todos expedidos pela 6ª Vara Criminal da Comarca de Campinas, SP. Também foi determinado o sequestro de bens e valores relacionados à organização, totalizando R$ 382 milhões.
A investigação teve início em 2022, após informações sobre o líder da organização, que atuava em roubos de cargas, principalmente de defensivos agrícolas, e já era investigado por crimes violentos no Nordeste. Ele foi localizado em um condomínio de luxo em Campinas e preso em junho de 2022, quando era encontrado com uma picape adquirida em dinheiro vivo e portava uma arma de fogo ilegal.
Na residência do líder, foram encontrados documentos falsos, um bloqueador de sinal (jammer), celulares e veículos, o que levou a uma investigação mais aprofundada sobre a organização. Os investigadores descobriram dois núcleos principais: um dedicado a crimes violentos, como homicídios e roubos, e outro voltado para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A organização utilizava empresas de fachada, identidades falsas e movimentações financeiras disfarçadas para ocultar seus lucros, que somam centenas de milhões de reais. Os integrantes enfrentam diversos processos e, na presente apuração, os crimes relacionados à integração de organização criminosa e ocultação de capitais podem resultar em penas que somam até 28 anos de prisão.
Os veículos de comunicação interessados podem obter mais informações na Delegacia de Polícia Federal em Campinas, localizada na Rua Dr. Antonio Alvares Lobo, 620, Bairro Botafogo, às 10h15.