Nos últimos dias, Piracicaba (SP) tem enfrentado um grave problema de acúmulo de lixo nas ruas, que, arrastado pela chuva, chegou até o cartão postal da cidade: o Rio Piracicaba. Uma operação de limpeza, que se estende por três dias, já removeu 15 caminhões cheios de resíduos, entulho e outros materiais até a manhã desta quinta-feira (24).
A produção da EPTV, afiliada da TV Globo, acompanhou a retirada de lixo em um dos pontos críticos, localizado ao lado do Elevador do Mirante. Moradores da região expressaram a necessidade de ações mais eficazes por parte da administração municipal e ressaltaram a importância da conscientização da população para evitar o descarte irregular de lixo.
Entre os resíduos encontrados estão garrafas, isopor, madeira e até uma bola de futebol. Todo o material recolhido está sendo levado para descarte no bairro Campestre. O auxiliar de loja Lucas Marques comentou sobre os impactos negativos que a sujeira traz para o ecossistema: “Piora a saúde do rio, dos peixes, dos animais que se alimentam aqui. A sujeira afeta eles. E a gente também, que tem um rio feio ao olhar. A cidade é conhecida pelo rio e ele, nessa situação, está mal cuidado.”
Além do acúmulo na água, as margens do rio também estão repletas de resíduos, como papelão, copos plásticos, pedaços de placas e restos de poda. A assistente administrativa Samaris Alves, que realiza catação voluntária de lixo nas margens do rio, compartilhou sua preocupação: “É comum eu fazer essas ações por aqui, e não só eu. Eu venho com saco e luva e tiro, porque eu uso esse espaço. Penso que isso deve ser uma questão em conjunto.”
A situação destaca a urgência de iniciativas que promovam a limpeza e a preservação do Rio Piracicaba, bem como a necessidade de uma mudança de comportamento da população para proteger esse importante patrimônio natural da cidade.