Neste sábado, 2 de novembro, o Dia de Finados deve atrair um número maior de visitantes aos cemitérios, resultando em um incremento nas vendas de flores. De acordo com o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – a data, que não permite emenda de feriado, deve impulsionar as visitas e as compras, com uma expectativa de crescimento de 6% a 7% em comparação a 2023.
Renato Opitz, diretor do Ibraflor, observa que, embora as novas gerações não frequentem cemitérios da mesma forma que seus pais e avós, as homenagens continuam a ser feitas. “As pessoas estão optando por depositar flores em locais que seus entes queridos gostavam de frequentar ou em casa, ao lado de porta-retratos”, explica. Esse novo comportamento reflete uma transformação nas tradições de luto e recordação, exigindo que o setor de floricultura se adapte às novas tendências de consumo.
Tradicionalmente, a data de Finados representa cerca de 3% das vendas anuais do setor, e a oferta de flores é ampla. Enquanto crisântemos, kalanchoes e calandivas permanecem entre os mais procurados, as rosas em vaso estão ganhando destaque este ano. Elisabete Corsi, da Isidorus Flores, confirma que a demanda por rosas para a ocasião está crescendo, impulsionada por preços atrativos e pelo valor afetivo que a flor representa.
Além das rosas, as violetas também estão em alta. Edson Vital, da Vital Flores e Plantas, percebeu um aumento significativo nas vendas e decidiu investir mais na data. “Normalmente, vendemos cerca de 600 caixas de violetas por semana, mas já temos encomendadas 500 caixas apenas para a próxima segunda-feira”, comemora.
Os crisântemos, com mercado consolidado para Finados, também tiveram boa aceitação este ano. Elvis Klein Gunnewiek, do Rancho Raízes, destaca que toda a produção destinada a esta data foi vendida antecipadamente. Com 230 mil vasos preparados, ele afirma que o produto é muito procurado, variando em volume conforme o tamanho e tipo de vaso.
Victor Villa Nova, diretor do Grupo Swart, também notou uma grande procura por kalanchoes, conhecidos pela durabilidade e fácil manutenção. Nas últimas semanas, o sítio do grupo em Holambra entregou mais de 180 mil vasos, e a expectativa é que a produção planejada para o Dia de Finados se esgote rapidamente.
Com novas formas de homenagear os mortos, o mercado de flores está se adaptando e se preparando para atender à demanda, tornando esta data cada vez mais significativa para produtores e comerciantes em todo o país.