Piracicaba já acumulou 118,2 milímetros (mm) de chuva nos primeiros seis dias de novembro deste ano, o que representa quase 87% da média histórica de precipitação para o mês, que é de 135,9 mm. Somente entre a noite de quarta-feira (6) e a manhã de quinta-feira (7), a cidade registrou 32,8 mm de chuva. O volume acumulado até agora já indica um novembro chuvoso, superando os 78 mm registrados em Limeira nas últimas 24 horas.
Os dados de precipitação são da Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba. A cidade deve continuar recebendo chuvas nesta quinta-feira (7), com previsão de mais 38 mm até o fim do dia, com a chegada de uma frente fria continental que traz instabilidade para toda a região.
Previsão do Tempo para a Região
A previsão do tempo para os próximos dias aponta para mais chuvas intensas em Piracicaba e cidades vizinhas. Abaixo, os detalhes da previsão para quinta-feira (7):
- Piracicaba: Mínimas de 21ºC / Máximas de 26ºC / Umidade do ar mínima de 75%
- Limeira: Mínimas de 21ºC / Máximas de 25ºC / Umidade do ar mínima de 80%
- Santa Bárbara d’Oeste: Mínimas de 21ºC / Máximas de 25ºC / Umidade do ar mínima de 80%
- Capivari: Mínimas de 21ºC / Máximas de 25ºC / Umidade do ar mínima de 80%
- São Pedro: Mínimas de 20ºC / Máximas de 27ºC / Umidade do ar mínima de 70%
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomendam cuidados devido à possibilidade de alagamentos, queda de árvores e risco de cortes de energia elétrica. A recomendação é evitar locais abertos, como praias e campos de futebol, e manter distância de objetos altos, como árvores e postes. Em caso de ventos fortes, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.