A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelaram que cerca de dois terços das empresas brasileiras de comércio e serviços utilizam o WhatsApp como principal canal de vendas. As redes sociais também se destacam como o segundo meio preferido para 57% dos empresários, seguidas pelos pontos de venda físicos (47%) e os sites (12%).
Investimentos em publicidade e desafios no crescimento
Para aumentar as vendas, 41% dos empresários afirmam investir em estratégias de divulgação, com 21% destinando recursos para anúncios em redes sociais como Instagram e Facebook. No entanto, apesar do esforço para impulsionar as vendas, 93% dos empresários destacam dificuldades de crescimento, sendo os altos impostos (49%) e o custo da folha de pagamento (41%) os principais obstáculos.
Perspectivas para o segundo semestre de 2024
Embora enfrentem dificuldades financeiras, como cortes orçamentários e inadimplência, 69% dos empresários estão confiantes no crescimento dos negócios nos próximos seis meses. Em relação à economia nacional, 44% percebem um cenário pior, enquanto 26% acreditam que há sinais de recuperação.
Acesso a crédito e investimentos futuros
O processo de obtenção de crédito continua a ser um desafio, com 50% dos empresários considerando difícil ou muito difícil o acesso a empréstimos. No entanto, muitos planejam investir no futuro, priorizando a ampliação de estoques (34%) e a compra de equipamentos (28%). A maioria dos empresários (31%) pretende utilizar recursos próprios para financiar esses investimentos.
Metodologia do estudo
O estudo foi realizado com 562 empresários de todo o Brasil, com uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, entre os dias 9 e 31 de julho de 2024.