Você já ouviu que beber líquidos enquanto come pode prejudicar a digestão? Essa é uma crença popular, mas, segundo especialistas, ela não tem respaldo científico. Na verdade, o consumo moderado de líquidos durante as refeições pode ser vantajoso, ajudando no processo de deglutição, principalmente de alimentos mais secos ou difíceis de mastigar.
De acordo com a nutricionista Maiara Soares, doutora em Ciência da Saúde e pesquisadora do Labcas, da Faculdade de Saúde Pública da USP, “consumir água durante as refeições, em quantidades moderadas, não oferece riscos à saúde. Não há evidências científicas sólidas que comprovem que a ingestão de água dilua os sucos gástricos ou comprometa o processo digestivo”. Ou seja, o líquido não prejudica a digestão como muitos acreditam.
A gastroenterologista Débora Poli, do Hospital Sírio-Libanês, também reforça essa ideia, explicando que qualquer substância que entra no estômago, seja ela comida ou bebida, estimula a produção das substâncias necessárias para a digestão. “A água e outros líquidos podem participar desse estímulo”, afirma Poli. Ela esclarece ainda que a água não dilui as enzimas digestivas a ponto de prejudicar o processo, como é comumente dito.
No entanto, o segredo está na quantidade e no tipo de líquido. Bebidas açucaradas devem ser evitadas, pois podem sobrecarregar o sistema digestivo e contribuir para o aumento de calorias na refeição. A recomendação dos especialistas é consumir entre 200 e 300 ml de água durante as refeições para manter o equilíbrio.
Portanto, ao contrário do que muitos pensam, beber água enquanto se alimenta pode, sim, ser uma boa prática, desde que de forma moderada e com atenção ao que se está consumindo.