A canção “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo”, de Erasmo Carlos, voltou a ganhar destaque nas plataformas musicais após ser incluída na trilha sonora do filme “Ainda Estou Aqui”. Lançada em 1971, a música registrou um aumento expressivo de 330% nas buscas em plataformas como Deezer, apenas quatro dias após a estreia do longa, que ocorreu em 7 de novembro e já alcançou mais de 1 milhão de espectadores no Brasil.
A procura pela música seguiu crescendo ao longo do mês, chegando a 455% no dia 18 de novembro, em comparação ao dia da estreia. Além da canção de Erasmo, a trilha sonora do filme, que se passa na década de 1970 durante a ditadura militar, conta com outros ícones da música brasileira, como Tom Zé, Gal Costa, Tim Maia e Roberto Carlos, parceiro de Erasmo na época da Jovem Guarda.
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e foi premiado no Festival de Veneza de 2024, na categoria de melhor roteiro. O filme, que é uma das principais apostas do Brasil para uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, acompanha a trajetória da família Paiva durante o regime militar, interpretados por Selton Mello e Fernanda Torres.
O sucesso da trilha sonora reflete o impacto cultural do filme e reforça a relevância atemporal das músicas de Erasmo Carlos e outros grandes nomes da música brasileira.