Após dias de temperaturas elevadas, com máximas de até 35ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para 18 cidades da região de Piracicaba, com previsão de chuvas intensas entre às 15h desta quinta-feira (28) e 10h de sexta-feira (29). A meteorologia aponta para a possibilidade de volumes de precipitação de até 50 milímetros, ventos fortes de até 60 km/h e até queda de granizo.
O aumento do calor foi causado pela presença de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região Sudeste, que reduziu a umidade e as condições para chuvas em todo o estado de São Paulo. Porém, a partir de sexta-feira (29), a previsão é de uma queda nas temperaturas devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.
A temperatura em Piracicaba nesta quinta-feira (28) pode variar entre 17ºC e 35ºC, com formação de nuvens e pancadas de chuva esparsas, enquanto na sexta-feira os termômetros devem marcar entre 23ºC e 34ºC. Em Limeira, as temperaturas ficam entre 21ºC e 34ºC na quinta, com uma queda para entre 23ºC e 32ºC na sexta-feira, além de previsão de chuvas de cerca de 12 milímetros.
O fim de semana será marcado por tempo mais instável e abafado, com chances de fortes rajadas de vento, raios e temporais. A previsão é de chuvas generalizadas à tarde e à noite, com períodos de sol entre muitas nuvens.
O que são os cavados?
O professor Fábio Marin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), explica que os cavados, sistemas atmosféricos de baixa pressão, são responsáveis pelo aumento da umidade e podem ocasionar chuvas intensas. Esses sistemas podem ou não estar associados a frentes frias.
Previsão do tempo para sexta-feira (29):
- Piracicaba: mínimas de 23ºC, máximas de 34ºC, com umidade mínima de 40%.
- Limeira: mínimas de 23ºC, máximas de 32ºC, com umidade mínima de 70%.
Recomendações de segurança:
- Evite se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda durante as rajadas de vento.
- Não use aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o temporal.
- Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).