A minissérie “Senna”, que estreia nesta sexta-feira (29), promete emocionar os fãs do lendário piloto brasileiro da Fórmula 1. A produção se dedica a retratar a vida de Ayrton Senna, desde seus primeiros passos no kart até sua trágica morte no Grande Prêmio de San Marino, em 1994. Para reviver as corridas icônicas de Senna, a equipe de produção usou um mix inovador de técnicas cinematográficas, criando cenas dignas do grande cinema.
Gabriel Leone, o ator que interpreta Senna na minissérie, revelou que quatro métodos diferentes foram utilizados para recriar as famosas corridas nas quais o piloto conquistou seus maiores feitos. Entre as técnicas estão imagens reais capturadas durante as corridas, filmagens com carros cenográficos e dublês de ação, computação gráfica para recriar pistas e carros icônicos, e filmagens em estúdios com telões de LED que projetavam os efeitos de luz nos rostos dos atores.
“Foi maneiríssimo trabalhar com essa tecnologia de LED pela primeira vez”, disse Leone. Ele destacou que, além dos efeitos visuais, um dos maiores desafios foi transmitir a emoção das corridas apenas com os olhos. “O coração de cada uma dessas corridas a gente fez desse jeito. Não foi fácil. Foi um trabalho duro”, compartilhou o ator.
A minissérie de seis episódios vai ao ar na Netflix e retrata os momentos marcantes da vida de Senna, incluindo sua rivalidade com Alain Prost e sua ascensão e quedas dentro da Fórmula 1. Para Gabriel Leone, que está vivendo um momento de grande visibilidade em sua carreira, “Senna” é apenas o segundo grande projeto em que interpreta um piloto histórico.
Antes dessa produção, Leone fez parte do elenco do filme “Ferrari”, do diretor Michael Mann, onde interpretou o piloto Alfonso de Portago. Apesar de nunca ter pilotado um carro de Fórmula 1, o ator afirmou que cresceu em uma família de fãs de automobilismo e foi emocionado pela história de Senna.
“Assisti ao documentário e fiquei emocionadíssimo. A história de vida dele é incrível. Então, mais do que nunca, me deu uma vontade louca de poder contar essa história”, afirmou Leone sobre o processo de se aproximar do personagem e se dedicar à história de Senna.