A Secretaria de Saúde de Capivari divulgou, nesta semana, novas recomendações sobre a vacinação contra a Febre Amarela, destacando a importância de aumentar a conscientização da população sobre os riscos da doença. O imunizante está disponível em todos os postos de saúde da cidade.
Segundo a pasta, a vacina é especialmente recomendada para pessoas que estejam planejando viajar para áreas de risco, como regiões rurais ou de mata. Além disso, os moradores dessas áreas também devem ser vacinados. A proteção oferecida pela vacina dura 10 anos, após os quais é necessário um reforço.
A Febre Amarela é uma doença transmitida por dois tipos de mosquitos: o Aedes Aegypti, que também transmite a Dengue, Chikungunya e Zika vírus, e o Haemagogus e Sabethe, responsáveis pela transmissão em áreas silvestres. A doença pode causar sérios sintomas, como febre intensa, dor de cabeça, diarreia, convulsões, hemorragias e coloração amarelada na pele. Sem tratamento adequado, a Febre Amarela pode levar à morte.
A melhor forma de prevenção é a vacinação, mas também é essencial eliminar os criadouros dos mosquitos, evitando o acúmulo de água parada, que favorece a reprodução do Aedes Aegypti e a proliferação de outras arboviroses.
Em caso de dúvidas, a população pode procurar a Vigilância Epidemiológica, localizada na Avenida do Carmo, 60, bairro Vila Cardoso, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3492-7326. A sala de vacinas do Posto Central também está disponível para esclarecimentos.