A corrida se manteve como o esporte mais praticado globalmente em 2024, de acordo com o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava, divulgado nesta quarta-feira (4). O Brasil, que ocupa a segunda posição entre os países com o maior número de atletas, somou mais de 19 milhões de corredores no ano, mostrando o crescente interesse pela modalidade.
O relatório revelou que o Brasil registrou um aumento significativo no número de clubes de corrida, com um crescimento de 109% em comparação com 2023, quase o dobro da média global, que foi de 59%. Além disso, o país observou um aumento de 9% no número de maratonas, ultramaratonas e percursos de longa distância em 2024.
Em termos de desempenho, o relatório também apresentou dados sobre o ritmo médio dos corredores. Globalmente, a velocidade média registrada foi de 6:22 minutos por quilômetro, enquanto no Brasil, a média ficou um pouco mais alta, com 6:48 minutos por quilômetro.
O Strava, plataforma que reúne uma comunidade global de mais de 135 milhões de usuários em 190 países, também trouxe insights sobre outras atividades físicas populares, como caminhada, ciclismo e trilhas. Entre os dados mais notáveis estão:
- Duração mediana das atividades: Globalmente, os usuários passaram uma média de 53 minutos por atividade, enquanto no Brasil o tempo médio foi de 56 minutos.
- Treinos de mais de 60 minutos por dia: No Brasil, 17% dos usuários indicaram que desejam treinar mais de 60 minutos por dia, ligeiramente acima da média global, que foi de 16%.
- Atividades de menos de 20 minutos: No Brasil, 41% das atividades realizadas no Strava foram de escadas, 36% de elíptico, 19% de yoga, 12% de caminhada e 12% de treino com pesos.
Em relação às atividades esportivas, o relatório também indicou a mediana do ritmo/velocidade por tipo de exercício. O ritmo médio da corrida no Brasil foi de 6:48 min/km, enquanto no ciclismo o país registrou uma média de 19,1 km/h. Já na caminhada, a média ficou em 10:44 min/km, e nas trilhas, foi de 12:10 min/km.
O estudo do Strava foi baseado em bilhões de dados registrados pelos usuários da plataforma, complementados por uma pesquisa com mais de 5 mil pessoas ativas, assinantes ou não, e oferece um panorama detalhado sobre as tendências esportivas em 2024.