No Brasil, 51% dos alunos do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades matemáticas básicas, como tabuada e interpretação de gráficos simples, revela o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) de 2024. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (4), mostrou que o Brasil ficou muito atrás de outros países participantes, com uma média de 400 pontos, uma pontuação que coloca o país à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul. Para se ter uma ideia, o Brasil está três anos escolares atrás da média global, que foi de 503 pontos.
A pesquisa também apontou que 5% dos alunos brasileiros não conseguiram alcançar nem o nível mais baixo de conhecimento na prova, atingindo no máximo 259 pontos. Segundo especialistas, o desempenho do Brasil nas provas de matemática está muito abaixo das expectativas, considerando que o país ficou atrás de nações com menor Produto Interno Bruto (PIB) e mais dificuldade em termos educacionais.
Desafios na Matemática e nas Ciências
O estudo também avaliou o conhecimento de crianças do 8º ano (aproximadamente 13 anos). Os resultados são igualmente alarmantes, com 62% dos estudantes não conseguindo realizar cálculos básicos, como determinar o lado de um quadrado. O desempenho do Brasil no 8º ano foi de 378 pontos, abaixo de países como Irã, Uzbequistão e Arábia Saudita, destacando uma defasagem crítica no aprendizado de ciências exatas.
No que diz respeito às ciências, o Brasil obteve um desempenho ligeiramente melhor, mas ainda insatisfatório. No 4º ano, 39% das crianças não dominaram conceitos básicos, como o conhecimento sobre plantas e animais. No 8º ano, 42% dos alunos não souberam responder questões sobre células, tecidos e órgãos, e não conseguiram distinguir reações químicas de físicas.
A Matemática é o Maior Desafio da Educação Brasileira
Ernesto Martins Faria, especialista em avaliação de políticas públicas educacionais, destacou que o principal problema da educação básica no Brasil está na matemática. “Quase não existem alunos abaixo de 400 pontos na Inglaterra, por exemplo. No Brasil, essa pontuação é a mais comum”, afirmou. Faria sugeriu que o Brasil precisa melhorar a base de conhecimento na disciplina, já que muitas crianças e jovens não dominam habilidades essenciais para resolver problemas matemáticos simples.
Causas Possíveis para o Desempenho Insuficiente
Entre as causas apontadas para o baixo desempenho dos alunos brasileiros, estão a falta de familiaridade com números e o baixo nível de atratividade da carreira de professor no país. Além disso, a desigualdade econômica e a dificuldade de acesso a uma educação de qualidade são fatores determinantes que contribuem para essa realidade.
O Brasil ainda enfrenta desafios significativos para melhorar a educação básica, e os resultados do TIMSS são um reflexo das dificuldades que o país precisa superar para garantir um futuro melhor para seus estudantes.