Na tarde desta quarta-feira (11), usuários de WhatsApp, Instagram e Facebook no Brasil enfrentaram dificuldades para acessar e utilizar as plataformas. O WhatsApp, principal serviço de mensagens, foi o mais afetado, com relatos de problemas ao enviar mensagens, carregar áudios e abrir fotos. Além disso, houve também instabilidade nos serviços do Messenger e WhatsApp Business.
A Meta, proprietária das plataformas, confirmou os problemas no WhatsApp e informou estar trabalhando para solucionar a instabilidade. A empresa afirmou que “está começando a ver um retorno à normalidade para a maioria dos usuários” e que espera normalizar os serviços em breve. No entanto, até o momento, a Meta não se pronunciou oficialmente sobre os problemas no Instagram e Facebook.
De acordo com o site Downdetector, que monitora instabilidades em plataformas digitais, mais de 70 mil registros de reclamações foram feitos no Brasil sobre dificuldades para enviar mensagens no WhatsApp. Além disso, o site registrou relatos de usuários em outros países, como Argentina, Estados Unidos, México, Índia e Colômbia, indicando que a instabilidade afetou uma área maior do continente.
Os relatos sobre falhas no Instagram e Facebook também começaram a surgir por volta das 14h30. No total, o Downdetector registrou mais de 3.400 queixas de problemas no Instagram e mais de 1.300 no Facebook. Diversos usuários expressaram frustração nas redes sociais, muitos questionando se o problema estava relacionado à sua conexão de internet.
Por volta das 15h30, os serviços começaram a ser restabelecidos e as plataformas voltaram a funcionar normalmente para a maioria dos usuários. O incidente gerou grande repercussão nas redes sociais, com diversos memes sendo criados sobre a queda das três plataformas, que se tornou um dos tópicos mais comentados no Twitter.
A Meta ainda não forneceu uma explicação detalhada sobre o que causou a instabilidade nas suas plataformas, mas o restabelecimento dos serviços trouxe alívio para os usuários que estavam enfrentando dificuldades durante o pico do problema.