As obras de construção de dois viadutos na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), em Piracicaba (SP), terão início antecipado para fevereiro de 2025. A previsão é que as obras sejam concluídas em 14 meses. A decisão foi tomada após um pedido da Prefeitura de Piracicaba ao governo estadual, com a aprovação da antecipação das obras pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, em resposta a uma solicitação do prefeito Luciano Almeida (PP).
Originalmente, as obras estavam previstas no contrato de concessão para começar apenas em 2036, no 16º ano da concessão da rodovia. No entanto, devido à necessidade urgente de melhorias no local, especialmente em um trecho de alto índice de acidentes, a prefeitura solicitou o adiantamento.
Localização e Impacto das Obras
Os dois viadutos serão construídos em trechos da rodovia que apresentam um histórico significativo de acidentes. O primeiro será no quilômetro 169, no bairro Santa Teresinha, próximo ao posto Bigaton. O segundo, no quilômetro 171, ficará localizado na Balbo. Ambos os dispositivos visam melhorar o fluxo de tráfego, além de aumentar a segurança na área.
O projeto, que tem um investimento total de R$ 30.188.543,00, prevê que o viaduto no quilômetro 169 seja construído com a rodovia elevada, permitindo que o trânsito passe por cima do viaduto, enquanto o acesso ao bairro será feito por baixo. Já no quilômetro 171, o viaduto será construído de forma inversa, com a rodovia passando por baixo e o acesso ao bairro sendo feito por cima.
Segurança no Trânsito e Redução de Acidentes
Segundo o prefeito Luciano Almeida, as obras são essenciais para reduzir os riscos de acidentes e melhorar o acesso aos bairros da região. “Este é o começo de um projeto muito importante para que possamos diminuir os riscos de acidentes, melhorar o acesso aos bairros da região e o fluxo de trânsito”, afirmou.
A secretária de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, destacou que o trecho da Rodovia Geraldo de Barros onde os viadutos serão construídos é um dos mais críticos em termos de acidentes de trânsito. “As obras demandavam urgência porque se trata de um trecho com altos índices de sinistros. Este é um investimento crucial para a segurança do trânsito e a mobilidade urbana”, explicou.
Projeto do Anel Viário
Além dos viadutos, o prefeito Luciano Almeida também anunciou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) deve emitir em breve a licença ambiental prévia para a construção de um novo anel viário na região. O projeto irá começar no quilômetro 27 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127) e se estenderá até o quilômetro 174 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), com ligação ao entroncamento da Rodovia Hermínio Petrin (SP-308).
O novo anel viário terá cerca de 15 quilômetros de extensão e é esperado para aliviar o tráfego, principalmente o de veículos pesados, nos cinco quilômetros iniciais da Rodovia Geraldo de Barros. Com isso, espera-se uma redução significativa nos acidentes e óbitos na região.
A antecipação das obras e o planejamento do anel viário visam transformar a mobilidade urbana em Piracicaba, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego local.