Após a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum que muitos estudantes se sintam frustrados se a pontuação não foi a esperada. Segundo o psicólogo e neurocientista Julio Peres, esse sentimento surge quando o esforço dedicado a algo importante não traz o resultado desejado. Para ele, é essencial saber como lidar com essa situação e usar a frustração de maneira construtiva.
Peres explica que, ao enfrentar a decepção, os estudantes devem se permitir sentir a emoção, mas sem “regar” o sofrimento. Ele compara a frustração a um processo de luto saudável, que pode ser dividido em três etapas: aceitar o que aconteceu, expressar o sentimento de forma espontânea sem amplificá-lo, e, por fim, refletir sobre o que pode ser aprendido com a situação. Essas reflexões ajudam a fortalecer a capacidade de adaptação e promovem a resiliência.
É normal sentir desânimo quando o estudante acredita que todo o esforço foi em vão, mas Peres reforça que cada tentativa é uma oportunidade de aprendizado e que, ao longo do caminho, habilidades importantes são desenvolvidas.
Para não desanimar, ele sugere que os estudantes estabeleçam pequenas metas diárias e celebrem cada conquista. Essas vitórias, por menores que sejam, ativam o sistema dopaminérgico, responsável pela sensação de recompensa e motivação.
Além disso, buscar apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais especializados pode ser fundamental para recuperar o ânimo e manter o foco nos objetivos futuros.