Compartilhe

Faltando menos de quatro meses para o término do cadastro da biometria obrigatória, apenas 64% dos eleitores de Capivari, Rafard e Mombuca (SP) compareceram para fazer o procedimento. As cidades são uma das 11 da região que terá a eleição com biometria em 2020.

O prazo para revisão do título de eleitor no cartório eleitoral de Capivari termina em 29 de novembro. Por esse motivo, o cartório eleitoral abriu novo posto de atendimento para cadastros.



Conforme informações do cartório eleitoral do município, dos 48,182 mil eleitores, 17,955 mil ainda não fizeram o cadastro.

O cartório abriu um posto de atendimento para o cadastramento dentro do SIAM. O local atende das 8h30 às 16h30 sem agendamento.

Segundo José Reinaldo de Faria, chefe do cartório eleitoral, a meta de atendimento é de 200 pessoas por dia para que todos os eleitores da 38ª Zona Eleitoral tenham a biometria cadastrada até o fim do prazo. No entanto, a média de cadastros diários não passa de 100.

“Isso é preocupante, porque deixando para o final do prazo haverá filas enormes e pode ser que muita gente não consiga se cadastrar”

, explica José Reinaldo

Caso o eleitor fique sem o seu cadastro biométrico, o título de eleitor pode ser cancelado. Isso impede o cidadão de votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos e pedir empréstimo em banco público.