Imagens da câmera de uma viatura flagraram um confronto entre guardas civis municipais de Capivari (SP) e assaltantes que terminou com dois GCMs feridos, um deles em estado grave, nesta quinta-feira (27). As equipes de segurança seguiam um caminhão que carregava uma carga de cigarros roubada.
O roubo da carga ocorreu às 5h40, em Itu (SP), mas os criminosos seguiram para Capivari, para uma área rural próxima aos limites com Elias Fausto (SP) e Monte Mor (SP). A região de plantação de cana tem histórico de uso por assaltantes que atuam em roubos de carga.
Sabendo do histórico e ao observar a movimentação suspeita, três equipes de guardas, em três viaturas, seguiram o caminhão e mais um carro que o acompanhava. Em determinado ponto, eles foram recebidos com tiros de fuzis 556 e AK47, informou a corporação.
Nas imagens (assista ao vídeo), é possível ouvir rajadas de tiros e um guarda revidando os disparos. Em outro momento, um agente grita após ter sido atingido.
Um dos agentes, que tem 50 anos, foi atingido na cabeça e foi transferido para atendimento na Santa Casa de Piracicaba. Seu estado era considerado grave até a noite desta quinta. O outro GCM, que tem 42 anos, foi atingido no tórax e está internado em um hospital particular de Capivari, mas não corre risco de morrer.
Também conforme a Guarda de Capivari, três criminosos ficaram feridos, mas todos conseguiram fugir.
Crime começou em Itu
Segundo a Polícia, o crime começou em Itu, quando um caminhão carregado com cigarros foi abordado e a carga roubada.
O caminhão da transportadora foi deixado em Itu, mas a carga foi transferida para outro veículo, que acabou sendo encontrado na zona rural de Capivari.
A transportadora do caminhão informou que o funcionário da empresa que dirigia o caminhão segue desaparecido. Os cigarros roubados foram encontrados após a ocorrência envolvendo o tiroteio.
Próximo a escola
O tiroteio aconteceu em uma região perto da Escola Municipal Miguel Latanzio, da zona rural de Monte Mor. A equipe da Polícia Civil de Piracicaba foi até o local do crime para fazer perícia no fim da manhã.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, os criminosos estavam em um carro branco, roubado de uma professora dessa escola. No crime, os homens se passaram por policiais e fizeram a vítima entregar a chave do veículo.
O veículo foi achado pouco depois do tiroteio, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330). Em seguida, imagens de câmeras de segurança flagraram os criminosos roubando uma caminhonete em Campinas (SP) e fugindo em direção a Jundiaí (SP).
Até esta publicação nenhum deles tinha sido identificado ou preso.