Como parte da Campanha de Doação de Sangue em 2022, Santa Bárbara d’Oeste (SP) realiza no Lions Clube, nesta terça-feira (8), a última edição da campanha, das 9h às 12h. O clube fica na Rua dos Antúrios, nº 96, no Jardim Dulce, e participa da inciativa o Hemocentro da Unicamp.
Para doar, o interessado deve estar em posse de documento com foto, seguindo todos os requisitos de um doador (veja mais abaixo). Não podem doar aqueles que apresentarem sintomas gripais antes ou durante a doação.
Para doar sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 quilos.
Não é permitido ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando.
Também não podem doar pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.
Quem se vacinou com qualquer dose da Coronavac/Butantan só pode doar após 48 horas. Quem se imunizou com Astrazeneca/Oxford, ou ainda, a Pfizer, deve esperar sete dias.
Diagnosticados positivamente com a doença só podem doar após 30 dias da liberação do isolamento. Pessoas que tiveram contato com casos positivos da doença só podem doar após 14 dias.